Você tem mais de 18 anos?

O acesso ao site só é permitido para maiores de 18 anos.

< Voltar

5 dicas para gelar a cerveja mais rápido

O verão chegou e com certeza com ele vem aquela vontade de beber uma cerveja gela para aliviar o calor. Mas, muitas vezes, as altas temperaturas, freezer lotado e a falta de programação para colocar as bebidas para gelar compromete a experiência de se ter uma pilsen geladinha para apreciar no churrasco com os amigos.

Vamos reproduzir aqui 5 dicas valiosas do mestre cervejeiro Alexandre Levy que vão salvar seu encontro com os amigos. Preste atenção para não deixar faltar cerveja gelada para a galera:

Sal e álcool no gelo para acelerar o processo

Para Alexandre a mistura sal e gelo já é suficiente, mas sabemos que o mix entre sal e álcool faz com que o gelo derreta ainda mais rápido, absorvendo calor. Assim, o gelo puxa o calor das latinhas, deixando o líquido de dentro gelado mais rapidamente. A receita infalível é 5 quilos de gelo para 250ml de álcool líquido e 250 gramas de sal grosso. Se você tiver menos gelo faça a receita proporcional. Misture tudo em uma caixa térmica ou isopor e disponha as latinhas. Cuidado para que a bebida não congele!

Antes gelo com água do que só gelo

Ao invés de dispor as bebidas em um balde com pouco gelo, complete o conteúdo com água, assim as garrafas ou latas ficarão em contato com o líquido gelado. Aumentando a área de contato você garante que a bebida resfriará por inteira. Além disso, como já vimos no item anterior o que gela a cerveja é o derretimento do gelo, já que para mudar do estado sólido para o líquido o gelo precisa de energia, e essa energia por sua vez vem do calor da cerveja.

Cooler vale mais que o freezer

Em festas e churrascos o ideal é deixar as cervejas em um cooler com gelo ensacado. As pedras de gelo são mais eficientes do que o ar do freezer para esfriar a bebida. Além disso, abrir e fechar a porta do freezer ou geladeira várias vezes faz com que o ar frio escape e fique ainda mais difícil resfriar as bebidas. 

Gire a garrafa no balde

Para deixar a garrafa de cerveja com temperatura uniforme, além de adicionar água no balde no caso de não ter gelo suficiente para cobrir toda bebida (como vimos anteriormente), é importante girar a cerveja para garantir que todos os lados estão em contato com o gelo. Assim teremos o líquido em temperatura uniforme.

Embalagem menor gela mais fácil

Cinco latinhas de 200 ml devem gelar mais rápido do que uma garrafa de vidro de 1 litro, e também vão aquecer em menos tempo. Ainda que as latas de alumínio são vulneráveis às variações de temperatura. Para gelar mais rápido prefira sempre as embalagens com menos conteúdo.

Curtiu?

Compartilhe com seus amigos essas DICAS FUNDAMENTAIS para garantir um verão incrível!