Você tem mais de 18 anos?

O acesso ao site só é permitido para maiores de 18 anos.

< Voltar

Descubra 5 curiosidades sobre a cerveja

A cerveja é uma bebida milenar e uma das mais consumidas no mundo – só perde para a água e o chá. Ela traz tradição, sabor, cultura, momentos de descontração, confraternização e encontro de pessoas. A cerveja já passou por inúmeras transformações em sua produção. Com suas origens no Oriente Médio, teve um percurso histórico na Europa e ficou popular em todo o mundo.

Nós te ajudamos a conhecer 5 curiosidades sobre essa bebida tão popular:

#1 Produção feminina

A relação da mulher com a cerveja é muito mais antiga do que podemos imaginar. Na Babilônia e na Suméria, por volta de 4000 a.C., as mulheres cervejeiras eram consideradas pessoas especiais, quase deusas. Em outras culturas, a presença feminina nesse meio também marcou história. Entre os vikings, por exemplo, existia uma lei que somente as mulheres podiam produzir a bebida.

#2 Na Idade Média, consumia-se mais cerveja que água

Naquela época, a qualidade da água não era muito confiável e dependendo do nível de contaminação ela poderia até mesmo matar. Portanto, como o álcool presente na cerveja matava muitas das impurezas, em várias regiões bebia-se mais cerveja do que água.

#3 No Brasil...

A bebida chegou ao Brasil junto com a família real e a corte portuguesa, em 1808. Como nesta época Portugal estava sob o domínio da França de Napoleão era praticamente impossível importar vinho e, ao mesmo tempo, a abertura dos portos às nações amigas permitiu que a Inglaterra comercializasse cerveja no Brasil pela primeira vez.

#4 O que deixa a cerveja ruim

Pior que descongelar e colocá-la novamente no freezer, o que realmente estraga a cerveja é a luz. De acordo com um pesquisa da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, o lúpulo é sensível à luz, e seus três principais compostos que foram identificados como sendo sensíveis à luz são conhecidos como isohumulonas. Quando estes são atingidos, se quebram e formam radicais livres, trazendo cheiro e sabor horríveis.

#5 Cerveja boa é cerveja com espuma

A espuma desempenha um papel fundamental na cerveja. Ela é muito importante para uma melhor degustação da bebida. A falta de espuma pode significar defeito na fabricação e também existem alguns fatores que podem interferir na produção da mesma, como a limpeza do copo, resíduos de detergente, gordura ou batom. A espuma também ajuda a manter a cerveja gelada por mais tempo, pois evita que o líquido entre em contato com o ar.

 

Nos siga nas redes sociais e fique sempre por dentro das novidades da Factory.
Facebook
Instagram