Você tem mais de 18 anos?

O acesso ao site só é permitido para maiores de 18 anos.

< Voltar

O copo ideal para cada cerveja

Para cada tipo de cerveja um copo ideal. Bem sabemos que antigamente a cerveja era bebida em copos de cerâmica, o que dificultava a apreciação da bebida já que não era possível conferir a cor, transparência e espuma. A partir do século XVII as indústrias de vidro passaram a suprir essa necessidade, criando copos e taças do material, o que tornou mudou completamente a experiência de beber cerveja. Com o passar dos anos, os diferentes formatos de copo surgiram para valorizar ainda mais cada estilo da bebida, podendo influenciar no aroma e visual da cerveja.

Bora conferir os tipos mais comuns de copo?

PILSNER – Também chamada de tulipa, ela é ideal para cervejas do estilo pilsen, possibilita um bom creme e direciona o aroma do lúpulo para o nariz.

LAGER – Conhecido como copo ideal para chope, esse tipo de copo se difere da Pilsner por ter a boca um pouco mais fechada.

CALDERETA – Também leva o nome de Shaker. Um copo bem versátil, ideal para ter em casa. Esse copo recebe English e American Ales, lagers escuras e IPAs.

TULIPA – A verdadeira tulipa é ideal para cervejas que possuam bastante creme, como a Duvel e outras Strong Ales Belgas. O desenho elegante permite observar bem a espuma.

CÁLICE – Conhecida na Bélgica como Goblet (pois o formato lembra uma flor de mesmo nome), esse copo é ideal para cervejas trapistas belgas. Mas também podem ser usadas para os estilos Dubbel, Tripel e Quadrupel.  Copos semelhantes que assemelham bocas largas e pé alongado são as Bolleke (copos da Leffe e Westmalle) e Trapist (copo da LaTrappe).

FLAUTA – Muito usados para beber espumantes, também pode ser usados para cervejas do tipo Faro, Lambic e Gueuze. O fato de serem esguios possibilita que o creme demore mais para se dissipar, mantendo as qualidades da cerveja no copo.

PINT – o pint é uma unidade de medida, na Inglaterra equivale a 568 ml e nos Estados Unidos a 473 ml. No Reino Unido o pint faz parte da cultura local e é usado para pedir uma cerveja. Serve cervejas tipo Bitter e Stouts. Os copos que apresentam anel mais saliente são do tipo English Imperial Pint, também conhecido como Nonick. Os demais são Irish Imperial Pint, conhecidos mundialmente por conta da Guinness.

WEIZEN – copo mais indicado para cervejas de trigo. Seu formato permite destaque para o colarinho. Com boca grande, o copo é mais estreito em direção a base e tem tamanho ideal para a densa espuma. É o copo ideal para evidenciar a concentração de aromas e espuma das Weissbier.

CANECAS – as canecas de cerveja (chamadas de Mugs em inglês e Stein em alemão) são tradicionais e pioneiras como recipientes para beber cerveja. Famosas em festivais e festas alemãs, podem acomodar até um litro de bebida. Normalmente são usadas para cervejas servidas na pressão.

Esses são apenas os tipos de copo mais comuns para cervejas. No mercado você encontra várias outras opções, inclusive formatos específicos desenvolvidos especialmente para determinadas cervejarias.

Nos siga nas redes sociais e fique sempre por dentro das novidades da Factory.
www.facebook.com/factorybeer/
www.instagram.com/cervejariafactorybeer/